A Casa de Deus

Venha de qualquer jeito...

Traga os seus problemas que iremos orar por eles...

Você é Nosso convidado...



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O que a Bíblia diz sobre a inveja......



Gênesis 4 . vers 01 a 05


1 - E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
2 - E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 - E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 - E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5 - Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

A Bíblia nos informa que o jovem Caim foi tomado por uma ira assassina, porque Deus recebeu a oferta (um sacrifício) de seu irmão, mas recusou a sua. Caim não podia aceitar a recusa de Deus, pois a considerou humilhante.
         Os filhos de Adão eram ambos trabalhadores; um cuidava do rebanho de ovelhas, o ouro era plantador de alimentos. De relance não atinamos com o motivo da recusa. Mas o relato bíblico nos mostra claramente a razão da não aceitação da oferta.
         Toda a cerimônia das ofertas está centralizada em uma palavra: Primícias. Abel separou a primeira ovelha do rebanho e a levou par Deus; Caim tomou o fruto da terra “no fim de uns tempos”, ou seja, do que restara da colheita e o levou em oferta ao Senhor.
         Mas Deus não é um Deus de “sobras”, de restolho, dos sobejos de após os segadores. Ele é o Deus das primícias, da primeira escolha, do primeiro fruto, da primeira decisão (Pv 3:9).
         Qual foi a reação de Caim? Tomado de inveja, convidou seu irmão para ir com ele ao campo e lá o matou. O primeiro homicídio ocorrido na terra foi provocado pela inveja.
         Mas a inveja trouxe também ao coração de Caim a ira descontrolada, autocomiseração, o ódio mesclado com o desgosto, e a morte.

Gênesis 26 – vers 12 a 19

12 - E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava.
13 - E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso.
14 - E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.
15 - E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra.
16 - Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.
17 - Então Isaque partiu dali e fez o seu acampamento no vale de Gerar, e habitou lá.
18 - E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai.
19 - Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas.


Isaque, filho de Abraão, também foi vítima da inveja. A Bíblia relata esse acontecimento em Gn 26:12-14).
         A inveja surge como um vulcão que irrompe no coração das pessoas. A inveja provoca uma reação em cadeia de atos que visam ofuscar a alegria e o prazer daquele que está sendo abençoado com prosperidade financeira e espiritual.
         Os filisteus reagiram ante a prosperidade de Isaque de forma direta e incisiva. Já que Isaque possuía grande rebanho de ovelhas e bois, os inimigos procuraram atingir o rebanho negando-lhe usufruir do fator mais essencial para se viver no deserto: a água.
         Os filisteus não se preocuparam em roubar o gado, nem em matar os servos de Isaque, nem em destruir sua plantação. Isto daria muito trabalho e não alcançaria o fim proposto.
         Os filisteus atingiram Isaque no ponto de sua maior necessidade. Na calada da noite eles penetraram na possessão de Isaque e “entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, enchendo-os de terra” (Gn 26:15).
          Pronto. Estava resolvido o problema que os filisteus mais temiam: o crescimento contínuo das riquezas de Isaque, pois sem água o rebanho morreria. Para que tal não acontecesse, o trabalho dos servos de Isaque foi duplicado e tremendamente cansativo.
         Isaque retirou-se habitou com o seu povo e seus bens. Os seus servos cavaram, cavaram, e acharam um poço de água nascente. Agora havia água para o povo e par o gado. Mais o preço de muito esforço e suor dos trabalhadores. Todo esse transtorno foi motivado pela inveja que os filisteus nutriam contra Isaque por causa da sua prosperidade e crescimento.



A inveja é cheira mal, pois bem o corpo quer esse mau cheiro, porque isso é o reflexo da impureza da mente, da alma, da inveja que habita no interior da pessoa.
         Quando uma pessoa tem o coração bondoso, acessível às necessidades de outrem, certamente também se alegra na prosperidade e nas bênçãos recebidas pela seu semelhante. Ela não fica contaminada pelo vírus da inveja.
         A inveja é perigosa. A inveja faz adoecer a mente e a alma!


Existem alguns tipos de inveja

A involuntária, temos que tomar cuidado o que falamos, o que conquistamos ou estamos perto pra conquistar, pois pessoas ao nosso redor podem ter sentimento de inveja, mesmo que lá no fundinho, sem querer acabam tendo.
Temos que vigiar.
Tem uma inveja boa é quando alguém olha pra você e quer ser igual você, quer ter a paz que vc tem quer ter sua luz... Pois você é sal da terra e luz do mundo
Então a pessoa procura a sua igreja, aceita Jesus, e depois o próprio Jesus atua na vida dela, e na hora que você percebe, você já não ta mais com este sentimento e sim com mansidão, amor, paz, longanimidade, você ta amando Jesus!

Exemplo
Você irmã, tem um relacionamento muito bom com o seu marido. Faz “propaganda” disso. “Nunca briguei com meu marido. Nós somos muitos felizes. Tenho certeza de que ele nunca olhou para outra mulher com intenções impuras. Dorme abraçadinho comigo”. São confidências que provocam o espírito da inveja, porque normalmente a mulher conta essas coisas para quem está com sérios problemas nesta área. Estão vem o desabafo da outra: “Ah, já está completando três meses que o meu marido não me procura. Sinto-me rejeitado e inútil”.
         E mesmo desconhecendo o mal que está levantando, a mulher retruca: “Pois eu namoro o meu marido toda noite”. Continua exaltando as virtudes do marido, sua atenção, seu cuidado, seu carinho, e vai, assim, despertando a manifestação da inveja e do desejo por parte da outra mulher, tudo porque foi provocada.


A voluntária que é aquela que quando já possuímos um bem ou temos alguma coisa que chame atenção naquelas pessoas.
Você troca de carro seu vizinho também ou seu amigo às vezes compra até o mesmo da mesma cor inclusive.
Você reforma sua casa, vai lá pinta ela, e ele também vai e pinta as vezes até da mesma cor, mas você não precisa ligar para isso, é só vigiar.
Você compra um sofá e seu parente vai e compra também, temos que vigiar.
Tem pessoas que são infelizes e tem inveja da sua felicidade, tem pessoas que tem até muito mais que você, mais não tem a sua coragem, a sua clareza, o seu discernimento, não tem o deus que habita em você.

Exemplo:

Você vai viajar mais a pessoa tem muito mais que você financeiramente, você vai lá junta o dinheiro o ano todo para fazer a viagem com sua família, mas tem pessoas que não precisam juntar dinheiro, pois estão bem financeiramente, mas ela tem inveja que você vai, porque ela não tem coragem de gastar se quer um pouquinho com sua família, com felicidade da sua família esposa e filhos.
A inveja não vem sozinha ela acompanha um pacote horrível, vem avareza, a ganância de ganhar cada vez mais dinheiro, a infelicidade, pois você se torna escravizado pelo dinheiro e o seu Deus acaba se tornando (Mamom) o espírito mais horrível da avareza.
Se você não enxergar que nos temos um Jesus maravilhoso, aquele que te guarda, que te pega pela mão direita, aquele que tudo provê das nossas necessidades.
Você pode ser escravo dele até mesmo nas pessoas que confessam a fé em cristo Jesus......

Alex alvarenga